sábado, 29 de dezembro de 2012

FINAL DE ANO

Para viver o Novo precisamos romper velhos acordos.


Não nos lembramos, mas em algum momento e lugar no passado, firmamos acordos que permanecem inegociáveis com pais, irmãos, qualquer pessoa que tenha tido maior relevância na nossa vida. Também não nos lembramos de como construimos histórias nas quais somos personagens que fazem sempre o mesmo papel. E é muito perturbador quando histórias e acordos começam a se revelar para nós.
A verdade é que  para mudarmos o rumo de nossas vidas não basta declarar no dia 31 a lista de  nossas boas resoluções. Para que elas se materializem deve haver uma harmonia, uma convergência entre o que é falado - e que meu ego acredita naquele momento ser verdadeiro - e meu eu profundo, meus processos inconscientes.
Se os acordos de infância, as premissas segundo as quais vivemos forem contrariadas, continuaremos a não cumprir o que dizemos desejar agora.
Felizmente, diversas linhas de terapias podem auxiliar a trilhar o caminho de volta para casa. Entre aquelas que não são tão conhecidas, cito Bert Hellinger que desenvolveu o conceito de "Constelações Familiares" segundo o qual criamos uma lealdade (inconsciente) a padrões de comportamentos existentes em nosso "clã" mesmo quando estes nos são claramente prejudiciais. Já o Xamanismo compreende as doenças físicas e psicológicas como o resultado de  Energia aprisionada, o que ocorre quando nos encontramos diante de uma situação traumática.
De qualquer forma, existem meios que tornam possível resgatar pedaços de nós perdidos pelo caminho. Para tanto é preciso que esses aspectos nossos sejam reconhecidos e se tornem conhecidos.
Assim, parar fazer o Novo, para viver o Novo precisamos romper velhos acordos. Rasgar antigos contratos que preconizam comportamentos que não nos cabem mais, que dividiam o mundo e o sucesso nos agraciando com uma fatia mínima, que estipulavam que para existirmos precisávamos dos olhos dos outros.
Então, antes de fazer a tradicional lista de desejos para 2013, faça uma lista anulando todos esses acordos indesejáveis e queime.
Sinta que sua alma ganhou espaço, que agora é toda sua e assim, preecha-a com seus mais lindos sonhos. Acrescente uma simples e definita cláusula: que eles se manifestem MESMO na sua realidade.
Sejamos felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário