segunda-feira, 5 de maio de 2014

Quem diria...


As dolorosas sensações da depressão não são negligenciáveis. Mas, haveria um tratamento alternativo para a depressão leve? Sim. Existe um conjunto de atitudes que pode favorecer a melhora. São eles:
1- Fazer uma dieta equilibrada, suprimindo ao máximo os alimentos industrializados, o consumo excessivo de açúcar, de álcool.
2- Fazer meditação, esvaziando a mente, através do yoga, Being Energy ou outra prática semelhante.
3- Fazer sessões de acupuntura.
4- Alterar a rotina, dando lugar ao novo, sempre que possível.
5- Fazer atividade aeróbica. A liberação das endorfinas causa uma real sensação de bem-estar.

Palavras de um naturopata? Não. Palavras de uma excelente psiquiatra que, mesmo trilhando uma linha mais tradicional, reconhece as virtudes de uma vida equilibrada e o poder que nossas atitudes exercem na conquista da saúde integral. O foco aqui não é discutir o tratamento da depressão. Não tenho intenção, nem competência para abordar isso. Mas, me dá uma irreprimível satisfação constatar que cada vez mais se valoriza a visão global do ser humano. Ufa! Suspiro aliviada. 
Esse prazer tem a ver com minha experiência pessoal. Cansei de ver expressões paralisadas de espanto cada vez que eu mencionava ter feito algo como: curso de astrologia, tarô, jornada xamânica, cosmovivência, seminário do Being Energy, yoga terapia hormonal, meditação, entre outros. As reações oscilavam entre espanto explícito e uma temerosa indiferença (cara de paisagem) no melhor estilo "é melhor não contrariar" ( ela é louca...).
Com que prazer posso hoje compartilhar todas essas vivências com outros que têm a mesma visão holística da vida. E como é bom ver que se começa enfim a reconhecer, oficialmente, o poder dessas práticas.  :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário